Compra De Recebíveis

A Venda dos Recebíveis por parte de construtoras/incorporadoras é uma forma das construtoras captarem à vista o valor total dos financiamentos em aberto das carteiras de clientes de seus empreendimentos. Além disso, a venda dos recebíveis livra as construtoras/incorporadoras dos riscos de inadimplência e custos operacionais existentes em qualquer operação e permite o encerramento da SPE (Sociedade de Propósito Específico). A efetivação do processo é feita através do desligamento dos clientes junto às construtoras, compra das CCI´s (Células de Crédito Imobiliário) ou Cessão dos Direitos Creditórios.

Vantagens

  • A Compra dos Recebíveis é uma forma eficiente das construtoras / incorporadoras captarem recursos para finalização de obras, investimento em novos empreendimentos, equalização do fluxo de caixa, dentre outros;
  • Livra o cliente dos riscos de inadimplência e custos operacionais do financiamento;
  • Oferece aos compradores dos imóveis a possibilidade de obter imediatamente o registro e ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis) dos imóveis, uma vez que essas taxas são diluídas nas parcelas do financiamento.

Condições

  • Análise do fluxo de pagamentos dos clientes da carteira em questão;
  • Manutenção das condições contratuais pactuadas junto aos clientes;
  • Definição da taxa de desconto de acordo com as particularidades de cada operação, levando em conta parâmetros como o fluxo de recebimento, idoneidade, saúde financeira dos clientes, LTV (Loan-to-value), dentre outros.